
Não tem nada que comprove os efeitos pós formatação no hd, sabemos que existem muitos rumores a respeito de desgates, ou até mesmo risco de inutilização ou possíveis erros após sucessivas formatações. O hd em si já sofre um desgaste natural no momento em que é posto para funcionar, pois sua velocidade em rotações por minutos (RPM) altíssimas expõem o equipamento nessa condição.
Existem dois tipos de formatação, a formatação lógica (comumente feita pelo fdisk) nada mais é que a limpeza da tabela de alocações de clusters, que faz o endereçamento de todos os arquivos presentes no disco rígido (HD). É um processo comum que exige o cuidado no momento de sua execução, evitando que o mesmo seja bruscamente interrompido. E a formatação física, que é realizada no término da fabricação do HD e pode ser feita posteriormente para eliminar setores defeituosos (bad blocks) através de software específicos para cada marca (procedimento feitos por técnicos especializados).
O que pode danificar o HD são as condições de uso, como impactos no componente ou gabinete. O ideal é sempre procurar optar por marcas confiáveis, efetuar a formatação de acordo com a necessidade real e em períodos normais de uso.
Fonte: Google, Baixaki
Caraca que interessante este artigo que você postou no seu blog bb...
ResponderExcluirTinha essa curiosidade de saber se dava bronca em hd quando formatava e agora descobri xc)
Beijos e parabéns pelo blog bb
;c***