Brincar, correr, andar, pular, comer, sentir, tocar, cheirar, ouvir, falar.. são tantos os verbos a serem conjugados que exprimem um conjunto de funções que nosso organismo efetua com naturalidade. Ao menos acontece na maioria das vezes, porem existem criancas que por algum lance da vida não conseguem fazer isso de modo considerado normal, como é o caso das crianças com necessidades especiais.
Antigamente não se via tanta informação a respeito delas, dos problemas que a cercavam, que não se refere somente a sociedade que está lá fora, e si a primeira sociedade que todos nos conhecemos desde que nascemos, a família. Ela é primordial para todo o desenvolvimento desses pequeninos especiais. O apoio da família é o que da força para somar com os cuidados médicos. E infelizmente ainda acontece, em muitos casos, da propria família não consegue aceitar a criança deficiente, por pensar que dá muito trabalho ou por medo do preconceito da sociedade. Aos poucos isso está sendo quebrado, e a midia acaba sendo uma arma muito boa para sensibilizar todas as pessoas de que criança ou adulto com deficiência é um ser humano como eu ou você, e precisa ser respeitado acima de qualquer pré-conceito estabelecido.
Quando saio nas ruas para passear com meu filho, sinto que ao meu redor uns notam nossa presença com alegria e admiração, e outros com um ar esnobe e ruim, a esses dou um sorriso largo e sigo em frente. Nao tenho medo do preconceito e o enfrento com meu filho a tira-colo :D
A família é o grande primeiro passo para quebrar a linha do preconceito, que por incrível que pareça ser forma nessa primeira sociedade, a qual por si só deveria ser a primeira a estender a mão e apoiar.
A todos os pais e mães que lutam diariamente com seus filhos com necessidades especiais saibam que eles vieram neste mundo para nos ensinar uma lição de fé, amor e esperança, não devemos nos deixar abalar por um olhar torto ou palavras negativas como "não vai dar certo", pelo contrário, já deu certo, só o fato dessas crianças deficientes estarem existindo é uma grande benção e vitória.
Até mais outro post ;o)
Nenhum comentário:
Postar um comentário