A+ a- Texto

Destaque

Um dia quem sabe eu volte aqui... .-.

Este ano foi extremamente difícil pra mim e minha família, meu filho viajou pra junto de Deus, não consigo postar quase nada neste meu peque...

domingo, 27 de março de 2011

Listar conteúdo de arquivo compactado - Linux (Modo texto)

Olá,

Estava estudando um pouco sobre noções básicas de linux, e achei uma dica interessante, como listar o conteúdo de arquivos compactados sem precisar abrí-los. Normalmente usamos os comandos cat, more, less e grep para trabalhar em arquivos comuns, mas agora podemos olhar outros comandos diferentes que fazem o mesma função: zmore, zless e zgrep.

zmore

Faz a paginação do conteúdo de um ou mais arquivos compactados, assim como more faz para outros tipos de arquivos, dando uma pausa na apresentação do conteúdo por tela.

zmore [arquivo]

zless


Faz a paginação do conteúdo de um ou mais arquivos compactados, assim como o zmore.

zless [arquivo]

zgrep

Realiza uma busca dentro de arquivos compactados.

zgrep -e digite_a_palavra [arquivo]


Abraxos! :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário