A+ a- Texto

Destaque

Um dia quem sabe eu volte aqui... .-.

Este ano foi extremamente difícil pra mim e minha família, meu filho viajou pra junto de Deus, não consigo postar quase nada neste meu peque...

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Wine: Rodando programas windows no Linux-Ubuntu


Para aqueles que gostam dos programas versão windows ou ainda necessitam tê-los no ubuntu, saiba que tem um programa interessante para fazer a instalação e funcionamento desses programas dentro do próprio ubuntu, chama-se Wine.

Com o Wine instalado você desfruta de ter os programas que rodam no windows diretamente no seu sistema linux, porque ele emula uma partição windows que contenha o caminho conhecido como c: para permitir que qualquer executável windows possa se instalado e executado.

Para instalar digite no terminal:

sudo apt-get install wine

Essa é a forma mais prática de instalar, afinal você vai baixar diretamente do repositório de forma atualizada e sem rodeios. Normalmente não precisa ser configurado. O detalhe está nos arquivos que quer instalar, antes de mais nada, altere a permissão do arquivo para colocá-lo como exetuável (entre nas propriedades do arquivo, vá em permissão e marque a opção que estiver apontando para tornar arquivo executável), depois clique com o botão direito em cima do arquivo e entre com a opção abrir com o gerenciador wine, e pronto.


Abraxos!

3 comentários:

  1. Luuuuuuu,

    que felicidade em seu blog tão bonito!! Parabéns pela dedicação e pelos posts! Eu sou mais um no grande mundo o Windows, mais ao menos na ETEC eu consegui notar o diferencial do Linux e suas distros. Por isso conheço o assunto deste post e recomendo, é muito o uso dos outros S.O.'s.

    Bem, hoje estou representando o Arruma Blog e informo que seu blog ficará na nossa home por um mês, como é a nossa política. Bjos e espero que continue assim, sempre ON! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho Rafa, é verdade, o mundo linux é fascinante, todos deviam ter a oportunidade de conhecer.

    Também quero agradecer pela oportunidade de participar do Arruma Blog.

    Bjs =)

    ResponderExcluir
  3. Faaaala gata, gostei do post....
    Pena que não sou fã do Wine, prefiro usar dualboot :cxxx
    Nem virtualbox não curto mais..
    cheiros \o/

    ResponderExcluir